Sexualidade e Saúde Sexual

É comum algumas pessoas associarem a sexualidade diretamente à prática sexual. Entretanto, ela é muito mais abrangente e central na vida do ser humano e pode ser vivenciada de diversas formas, através de pensamentos, sentimentos, comportamentos e relacionamento. Assim, a saúde sexual é fundamental para a saúde geral e o bem-estar de indivíduos, bem como nos relacionamentos sociais, conjugais e familiares. É um aspecto da qualidade de vida do ser humano, assim como trabalho, saúde e lazer e tem um protagonismo indissociável na constituição humana.

Qualquer alteração, dificuldade ou complicação do comportamento sexual afeta todas as outras esferas do bem-estar dos indivíduos principalmente na saúde física e mental; e podem gerar consequências negativas como:

Disfunções sexuais (como ejaculação precoce, disfunção erétil, falta de desejo, dispareunia e vaginismo)

Violência sexual;

Questões de saúde mental, como depressão e ansiedade;

Transtornos sexuais

Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs);

Gravidez indesejada e aborto;

Quando um desses aspectos trazem sofrimento para a pessoa, a psicoterapia especializada na sexualidade vai trabalhar com os aspectos psicológicos, relacionais e vivenciais que estão causando desconforto na vida da pessoa. A psicoterapia utiliza-se de estratégias para estimular as discussões sobre sexualidade de forma preventiva, de forma a diminuir os mitos, estereótipos e tabus que o assunto carrega até hoje e promover assim sexualidade de forma benéfica, positiva e equilibrada.

Fonte: WORLD HEALTH ORGANIZATION, http://www.who.int/reproductivehealth/topics/sexual_ health/sh_definitions/en/