Ejaculação rápida

Ejaculação Rápida

Acontece quando o homem não tem controle da ejaculação. A ejaculação rápida também é denominada como ejaculação precoce.

O que é ejaculação rápida?

A ejaculação rápida ou precoce ocorre quando o homem não tem o controle da ejaculação, e isso, ocorre persistentemente mais rápido do que ele gostaria durante a atividade sexual, ou a masturbação.

A ejaculação rápida é considerada o distúrbio sexual masculino mais comum, afetando cerca de 30% dos homens de 18 a 59 anos.

Quais as causas da ejaculação rápida?

As causas podem ser tanto por fatores biológicos, como níveis hormonais anormais, inflamação ou infecção da próstata ou uretra, predisposição genética, alcoolismo, uso de drogas ou diabetes, quanto por fatores psicológicos como depressão, ansiedade, estresse, culpa, pensamentos distorcidos, histórico de abuso sexual ou problemas de relacionamento. Embora possa ser de natureza biológica ou psicológica, a maioria dos casos é de natureza psicológica e pode ser tratado através da psicoterapia.

Embora seja um problema comum, a maioria dos homens não busca tratamento por vergonha de discutir o assunto com seus médicos e convivem com o problema, o que pode levar a quadros de depressão, angústia, dor psicológica e discórdia conjugal, afetando negativamente diversos aspectos da vida do paciente e reduzindo significativamente sua qualidade de vida.

Quais os tratamentos para a ejaculação rápida?

O tratamento para ejaculação precoce normalmente envolve uma combinação de terapias psicológicas e farmacológicas, sendo as psicológicas fundamentais para a resolução a longo prazo. A psicoterapia deve ser sempre realizada com um profissional de saúde mental especializado em sexualidade, com o objetivo de investigar e ajudar o paciente a lidar com os pensamentos e emoções que influenciam na ejaculação precoce, assim como os efeitos psicológicos negativos causados por ela. Além disso, é importante também que a(o) parceira(o) compreenda a situação e ofereça apoio para que o tratamento tenha sucesso, de forma que o paciente possa voltar a ter uma vida sexual saudável.

Referência

Crowdis M, Leslie SW, Nazir S. Premature Ejaculation. [Última atualização em 7 Fev 2023]. Em: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; Jan 2023 -. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK546701/. Acesso em 23/03/2023.