
Falta de excitação sexual
Ausência ou a insuficiência de lubrificação vaginal, provocando um grande desconforto sexual com a penetração do pênis.
O que é a falta de excitação sexual?
É a incapacidade de manter ou obter uma resposta adequada de excitação sexual, com prejuízo da lubrificação e vasocongestão genital, ou seja, dificuldade de sentir excitação sexual e lubrificação íntima, além de pouco ou nenhum desejo sexual ao ser estimulada.
Quais as causas da falta de excitação sexual?
As causas são principalmente psicológicas e podem incluir problemas conjugais, dificuldade de aceitar aprópria sexualidade, educação extremamente rígida, traumas relacionados à violência doméstica e abuso sexual, além de ansiedade e depressão. Entretanto, fatores físicos como diabetes, doenças cardíacas, doenças neurológicas e abuso de álcool e drogas também podem influenciar o surgimento do transtorno. Além disso, a idade também pode ser um fator para a dificuldade da excitação feminina, devido a alterações hormonais e dificuldade em obter a lubrificação na região genital.
A falta de excitação sexual normalmente afeta tanto o psicológico e a autoestima quanto as relações afetivas e sociais da paciente, gerando angústia, dor psicológica, dificuldades conjugais e até mesmo quadros de depressão, afetando negativamente diversos aspectos da vida da paciente e reduzindo significativamente sua qualidade de vida.
Quais os tratamentos para a falta de excitação sexual?
Os tratamentos para a falta de excitação sexual feminina envolve uma abordagem multidisciplinar e pode envolver tratamentos medicamentosos, exercícios fisioterapêuticos e/ou tratamento hormonal. Uma parte fundamental do tratamento é a psicoterapia especializada em sexualidade, que deve ser sempre feita por um profissional especializado e através da investigação da vida, hábitos e rotina da paciente busca identificar e tratar as reais causas do problema, assim como suas consequências psicológicas.
Referências
Fontes: ALMEIDA, Mariana Goes Araujo de. Disfunções sexuais femininas e o complexo cultural da mulher brasileira. 2022. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/handle/handle/27597. Acesso em 24/04/2023.
CASTRO, Dieli; BATISTA, Mayra; ATKINSON, Nathalia e GROSS, Carolina. Disfunções Sexuais Femininas. 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/view/20653/19365. Acesso em 24/04/2023.
CERQUEIRA, Lara. Satisfação sexual em mulheres com diferentes sexualidades. Conjecturas, v. 22, n. 13, p. 807-813, 2022. Disponível em: http://www.conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/1707. Acesso em 24/04/2023.